APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS: UM ESTUDO DOS CADERNOS DO CÁRCERES 12 E 20 DE ANTONIO GRAMSCI

Autores

  • Emily Clark Gomes Teles
  • FRANCISCO DANRLEY NASCIMENTO ALVES
  • Josefa Jackline Rabelo

Resumo

Os Cadernos do Cárcere apresentam ideias filosóficas, politicas e históricas de Gramsci, as quais se articulam durante sua leitura, traduzindo de forma bem fundamentada o seu pensamento, compartilhado em 32 cadernos que foram escritos durante o período no qual o autor foi encarcerado pelo regime fascista de Mussolini. A realização de um trabalho acadêmico baseado nessas ideias tem como objetivo a compreensão da origem dos intelectuais e a relevância desse tema para a atualidade. O presente estudo vincula-se ao projeto de pesquisa Educação e Formação Humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere(1929-1935), que apresenta como objetivo geral: pesquisar a relação entre educação e formação humana, em Gramsci. Partimos de uma análise bibliográfica dos cadernos 12 e 20 em que é acentuada uma visão histórica e social em Gramsci sobre a questão da formação dos intelectuais. Gramsci destaca a história sobre a origem dos intelectuais italianos. Desse modo, trabalhou a temática da educação, desenvolvimento cultural e política, de forma dialeticamente associada. O objetivo desse estudo é apreender, ainda, os conhecimentos relacionados à ontologia marxiana e à obra do Gramsci, a fim de rastrear, no estudos dos cadernos do cárcere, o papel da Igreja Católica e de certos grupos sociais nesse processo de formação de intelectuais.. É válido aqui agradecer à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC por apoiar esse importante Projeto de Pesquisa no campo da Educação

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica