AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E SIMULAÇÃO REALÍSTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ENFERMAGEM

Autores

  • Lana Barroso Melo Camelo
  • JESSYCA ELAINE CHAGAS BARBOSA
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

INTRODUÇÃO: A simulação realística é um método de treinamento que replica situações da prática profissional em ambiente seguro, proporcionando o contato prévio com a prática de enfermagem antes da vivência real. OBJETIVO: Avaliar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes a partir da metodologia de simulação realística. METODOLOGIA: Trata-se um estudo transversal realizado por meio de uma simulação em imunização. Realizado entre setembro de 2017 a abril de 2018 com acadêmicos do sétimo (grupo 1) e nono semestres (grupo 2) de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A amostra é composta por 72 estudantes. RESULTADOS: Em relação ao conhecimento, a maioria dos alunos do grupo 1, consideram que a simulação proporcionou conhecimento teórico-científico (50,8%), relacionou teoria e prática (50,8%) e aplicou raciocínio clínico-lógico (54,3%). Quanto à habilidade, a maioria do grupo 1 afirmou que durante a simulação executou técnicas e procedimentos de enfermagem (52,9%), aplicou a SAE (51,1%), organizou e planejou atividades (54%), tomou decisões/liderança (54,8%), administrou conflitos (56,3%) e administrou recursos materiais (53,7%). Quanto a atitude, a maioria do grupo 1 concorda que a simulação exercitou a postura profissional (53,5%), a relação com paciente/equipe (50,8%) e a conduta ética (52,9%). A partir da avaliação do conhecimento, habilidade e atitude, três itens apresentaram significância estatística.O grupo 1 exercitou a autonomia, (p=0,031). Já quanto a criatividade (p=0,025) e trabalho em equipe (p=0,024) a maioria foi do grupo 2. CONCLUSÃO: A simulação realística favorece a construção de saberes de forma ativa. Com a imersão do aluno num cenário clinico mais próximo da realidade, é possível correlacionar teoria e prática e adquirir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à prática profissional.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica