ARTEFATOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL NO ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
As diversas mudanças no ambiente organizacional, em decorrência do incremento da competitividade do mercado, exigem o aperfeiçoamento da aplicação dos artefatos da Contabilidade Gerencial no fornecimento de informações úteis para o processo de tomada de decisão. De acordo com a literatura, a Contabilidade Gerencial foi desenvolvida em quatro estágios, sendo os artefatos do primeiro e segundo estágio classificados como tradicionais e os do terceiro e quarto estágio como modernos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar o estágio evolutivo da abordagem dos artefatos da Contabilidade Gerencial no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental. A análise dos planos de aula das disciplinas Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Administração Financeira, Orçamento Empresarial, Contabilidade Gerencial e Controladoria possibilitou identificar os artefatos mais disseminados no curso de Ciências Contábeis da UFC, os quais concentram-se, em sua maioria, no grupo dos artefatos tradicionais. Ressalte-se ainda que as disciplinas que mais contribuíram com a utilização dos artefatos foram “Controladoria” e “Análise de Custos”. Desta forma, os resultados apontam que há uma predominância, na universidade em investigação, no ensino de artefatos da Contabilidade Gerencial do primeiro estágio, classificados como tradicionais. Entretanto, merecem também destaque os artefatos do terceiro estágio, classificados como modernos, ficando atrás apenas dos artefatos do primeiro estágio, alinhando-se, portanto, aos achados de estudos anteriores.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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