AS PRÁTICAS CONTÁBEIS DE MENSURAÇÃO E DE EVIDENCIAÇÃO DOS ATIVOS CULTURAIS NOS MUSEUS DE FORTALEZA
Resumo
1.Introdução: De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (2015), o museu é considerado uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que tem o papel de adquirir, conservar, pesquisar, comunicar e exibir o patrimônio material e imaterial da humanidade. A questão problema é: Qual o nível de divulgação das práticas contábeis relativas às obras de artes pelos museus localizados na cidade de Fortaleza? Os métodos de reconhecimento e de mensuração adotados para esses ativos são satisfatórios para a representação fidedigna da situação financeiro-patrimonial? 2.Base teórica: Alguns ativos são definidos como “patrimônio cultural” devido a sua relevância cultural, ambiental ou histórica (BRASIL, 2017). Os heritage assets são bens tangíveis com qualidades históricas, artísticas, científicas, tecnológicas, geográficas ou ambientais, preservados ou mantidos principalmente em razão da sua contribuição para o conhecimento e para a cultura. 3.Linha metodológica: Este estudo classifica-se, segundo aos seus objetivos, como descritivo, devido à intenção em identificar o nível de divulgação das práticas contábeis relativas às obras de artes pelos museus na cidade de Fortaleza, no nordeste brasileiro. Sob este aspecto trata-se de um estudo de caso. Dentre os instrumentos de captura utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo de artefatos documentais. Dentre os instrumentos de registros sobressaíram o bloco de campo e aplicativos de unidades móveis. O plano de validação baseará em opiniões de especialistas e pesquisadores. 4.Análise preliminar dos resultados: Ainda em andamento, as falas capturadas até o presente não são suficientes para delinear que práticas contábeis de mensuração e de evidenciação são dominantes em ativos culturais no ambiente empírico de estudo.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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