ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA A RESPEITO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS QUE INTERFEREM NA ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM NOSSO PAÍS.
Resumo
O projeto sobre o qual nos debruçamos buscará tratar das questões da formação e profissionalização dos professores em nosso país, a partir de análises das políticas públicas voltadas para a formação dos educadores entre 1980 a 2018. Dentre nossos objetivos buscamos realizar uma análise crítica a respeito dessas políticas educativas e em especial as que dizem respeito a formação do educador, estudos teóricos, para se compreender a função social do educador, do professor, se procederam a estudos sobre a origem e a constituição dos intelectuais como representantes dos interesses de uma classe, assim como tentar compreender as mudanças sociais e educacionais que interferem na elaboração destas políticas de formação, como verificados nesse momento de ajustes fiscais e com cortes de gastos orçamentários na economia, o que influi na redução do orçamento de programas federais de formação docente até agora considerados fundamentais. Como metodologia faremos uso de análise bibliográfica e documental em vistas de conhecermos quem trabalha com os saberes envolvidos na formação docente e a formação docente na história recente do Brasil. Para isso contaremos com autores como: CANDAU (1988) acerca dos saberes envolvidos na formação; TARDIF (1991) tratando da formação docente recente do Brasil. Revisitaremos GRAMSCI (1985) com algumas de suas análises sobre o papel social do professor como intelectual crítico e ainda contaremos com as reflexões de HOBSBAWN (2013) realizador de estudos sobre o papel que o professor desempenha na sociedade contemporânea. Analisaremos ainda, os documentos finais dos Encontros Nacionais da Associação Nacional para a Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), e os impactos das Conferências de Jomtien na Tailândia (1990),Dancar no Senegal (2000) e a mais recente em Incheon na Coreia do Sul (2015) sob a liderança do Banco Mundial e da UNESCO, que influem no Plano Nacional da Educação (2014-2024).Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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