ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM TESTES RÁPIDOS PARA TRIAGEM DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Resumo
No contexto das Infecções Sexualmente Transmissíveis, os testes rápidos vêm mostrando-se de suma importância, por propiciarem rapidez e maior número de pessoas testadas e diagnósticos, além de acesso ao tratamento. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de campanhas de testes rápidos para triagem e infecções sexualmente transmissíveis. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A campanha de testes rápidos foi realizada em abril de 2018 em Fortaleza-Ceará e teve como público-alvo os universitários. Durante a atividade são oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, essa é uma ação de extensão de um núcleo de pesquisa vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Participaram da atividade, dois enfermeiros e cinco acadêmicos de enfermagem. Inicialmente, ocorreu a divulgação nos locais onde é realizada a campanha. As pessoas interessadas em realizar os testes são recepcionadas e encaminhadas para participarem de acolhimento coletivo, no qual são abordadas as formas de prevenção primária, transmissão, sinais, sintomas e tratamentos das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Em seguida, os interessados são encaminhados para o atendimento individual, que consiste na realização dos testes, na entrega dos resultados e na orientação pós-teste. Resultados: Durante as campanhas foram realizados 66 testes rápidos. O acolhimento grupal proporciona um momento de diálogo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, esclarecendo dúvidas e sensibilizando os participantes acerca da importância do uso do preservativo e da realização dos testes para triagem das infecções. Para acadêmicos de enfermagem esse é um momento de muito aprendizado, pois possibilita a prática do conhecimento adquirido em sala de aula. Conclui-se a importância do acadêmico de enfermagem estar presente nas práticas da futura profissão, para fortalecer a qualificação do profissional.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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