AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DOS SERVIÇOS DE TAPA-BURACO EM VIAS DE FORTALEZA COM O AUXÍLIO DE APLICATIVO PARA SMARTPHONES

Autores

  • Francisco Lennon Jorge Pessoa
  • FRANCISCO LENNON JORGE PESSOA
  • CECILIA CATARINA OLIVEIRA DE CASTRO
  • HICARO HIRANDY VIANA SANTOS
  • FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira

Resumo

Milhares de pessoas utilizam, diariamente, a malha rodoviária de Fortaleza seja por meio de coletivos do transporte público, ou por meio de veículos automotores particulares.Tendo em vista essa utilização e o grande desgaste sofrido pelo pavimento das ruas da cidade, a Prefeitura de Fortaleza criou a Operação Tapa-Buraco visando à recuperação do pavimento existente quando o mesmo necessitar de reparos. O objetivo desse trabalho é avaliar de forma funcional através de um aplicativo para smartphone o serviço executado pela empresa contratada, fazer um acompanhamento dos serviços executados e realizar uma comparação, por meio de um aplicativo para smartphone, das condições de rolamento antes e depois da execução dos serviços. Para isso, foi necessário acompanhar os serviços nas ruas que receberam a intervenção, provido dos equipamentos necessários para efetuar o levantamento de dados com o aplicativo, e realizar uma série de medições de IRI-International roughness índex (Índice de Irregularidade Internacional), parâmetro que melhor representa a irregularidade longitudinal de pavimentos flexíveis. Constatou-se, no local, que o serviço realizado pela empresa contratada, de um modo geral, não segue as recomendações das especificações de serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a análise funcional, realizada através do aplicativo para smartphone, das condições de rolamento, por meio do IRI, antes e depois da Operação Tapa-Buraco mostraram que o serviço executado trouxe uma melhoria significativa sob o enfoque quantitativo, mas que deixa muito a desejar qualitativamente.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica