AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ivna Nazle Cavalcante Sarquis
  • Sueli Maria de Araujo Cavalcante

Resumo

A revolução tecnológica facilitou o desenvolvimento de um contexto de consumismo, originando um comportamento social marcado por desperdícios e omissão dos efeitos causados ao meio ambiente. Entretanto, quando a organização adota práticas de Tecnologia da Informação (TI) Verde melhora o processo de descarte e também a cadeia de produção, implementando atividades para minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos do comportamento humano sobre o meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de utilização de práticas de TI Verde que estão sendo adotadas em Instituições Federais do Ensino Superior (IFES), no Brasil, para o alcance e a promoção da sustentabilidade ambiental. Aborda aspectos conceituais sobre TI Verde e sustentabilidade ambiental, além de apresentar o modelo de avaliação do grau de utilização de práticas de TI Verde, desenvolvido e validado por Lunardi, Alves e Salles (2014). Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa e procedimentos técnicos sob a forma de survey. O universo desta pesquisa são as 103 IFES do país, sendo a amostra composta por 59 respondentes. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário definido e validado por Lunardi, Alves e Salles (2014). Constatou-se que o grau de utilização de TI Verde das Instituições Federais de Ensino Superior foi 60,5%, sendo a dimensão de maior efetividade, 15,2%, “Ações Sustentáveis”. Além disso, as 10 instituições que apresentaram alto grau de utilização de TI Verde foram: cinco da Região Sudeste, duas da região Norte, uma da região Nordeste, uma da região Centro-Oeste e uma da região Sul. Diante dos resultados da pesquisa, foi possível comprovar que vêm sendo realizadas práticas nas instituições de ensino superior do país para atender as necessidades de seus clientes internos e externos em relação a Tecnologia da Informação de forma sustentável.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica