AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DO MESTRADO EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS/UFC

Autores

  • Joao Paulo de Jesus
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo sobre as políticas públicas no Ceará por meio de uma análise da produção discente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas MAPP/UFC, notadamente, sobre as 171 dissertações defendidas pelos alunos do Programa (2005-2015). Metodologicamente, este estudo baseia-se em seis dimensões: (i) objetivos e pressupostos das avaliações analisadas; (ii) seus marcos teóricos; (iii) as categorias analíticas específicas às políticas avaliadas; (iv) metodologias utilizadas; (v) resultados alcançados e produção de indicadores; (vi) o lugar epistemológico do avaliador. Inicialmente, foram analisadas, inicialmente, 26 dissertações de cunho avaliativo de políticas e programas de educação básica defendidas entre o período supracitado, com os seguintes resultados: 1) tendência teórica das avaliações de se debruçarem sobre a visão de múltiplos sujeitos e instituições para que se compreenda a dimensão política e técnica das programas educacionais e seus resultados; 2) a múltipla abordagem metodológica, norteada pela complexidade da realidade local, incluindo os sujeitos que vivenciam os programas no contexto espacial/territorial de execução das políticas, em constante reflexão do lugar do pesquisador na avaliação. A análise mostra que, no geral, as políticas cumprem seus objetivos formais ao colaborar com o desenvolvimento dos processos educativos, entretanto, seus resultados poderiam ser ampliados a partir da maior articulação entre a formulação das políticas e os diferentes contextos locais e institucionais onde chegam, notadamente na escola e seus diferentes sujeitos e suas demandas (gestores, professores e alunos), o que permitira a afirmação de valores políticos, tais como autonomia, participação e democracia das políticas públicas.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica