AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE UMA SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Autores

  • Jessyca Elaine Chagas Barbosa
  • LANA BARROSO MELO CAMELO
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

Introdução: O ensino por simulação é uma estratégia que as escolas de Enfermagem podem utilizar na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências durante a formação de enfermeiros. Objetivo: Avaliar o desempenho de acadêmicos de Enfermagem durante uma simulação realística sobre imunização. Metodologia: Trata-se um estudo transversal, utilizando uma lista de verificação. Realizado entre setembro de 2017 a abril de 2018 com acadêmicos do sétimo e nono semestres de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Resultados: A amostra é composta por 72 acadêmicos, sendo o sexo feminino predominante em ambos os grupos. O grupo 1 é formado por alunos do sétimo semestre que, a maioria, 44,4% (32), não tinham tido prática em imunização, já o grupo 2 é formado por acadêmicos do nono semestre, todos tinham tido prática anterior. Em relação a lista de verificação, os itens que apresentaram significância foram, orientação quanto a posição correta de segurar o bebê para administração da vacina oral (43,1%; p=0,031), orientação quanto aos efeitos colaterais das vacinas intramusculares (41,7%; p=0,014), e utilização da técnica correta para a vacina oral (45,8%; p=0,027) e para as vacinas intramusculares (29,2%; p=0,019), sendo estes a maioria do grupo 2. Conclusão: O grupo que já tinha prática em imunização acertou mais itens da lista de verificação durante a simulação, isso deve-se a experiência anterior, visto que como eles já tinham vivenciado a situação da simulação na prática, conseguiram ter um desempenho melhor em relação ao outro grupo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica