AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS ACERCA DA APLICABILIDADE NA REALIDADE EDUCATIVA

Autores

  • Felipe Falcao Ribeiro
  • SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
  • DENIZE DE MELO SILVA
  • Marcos Antonio Martins Lima

Resumo

Observa-se que os alunos oriundos das escolas públicas brasileiras enfrentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, apresentando quadros de reprovação e/ou notas consideradas baixas nas avaliações de rendimento realizadas em larga escala. No intento de ocasionar melhorias na situação supracitada, o Governo estadual e municipal de Fortaleza-CE, reformularam o denominado Programa Novo Mais Educação. O respectivo programa objetiva contribuir de forma efetiva para melhoria na aprendizagem dos discentes oriundos da rede pública, bem como, auxiliar na minimização das desigualdades sociais. Assim, a pesquisa objetiva avaliar o Programa Novo Mais Educação, suas funcionalidades e diretrizes principais, de modo a diminuir ou extinguir as carências sociais e cognitivas observadas na vida escolar dos jovens provenientes das escolas públicas. A pesquisa do tipo exploratória e descritiva enquadra-se na abordagem qualitativa quanto ao seu objetivo geral descrito. Realizou-se uma pesquisa documental de cunho introdutório para a coleta de informações sobre as práticas educativas situadas no programa. Considera-se que a pesquisa ainda em fase inicial, colabora para a ampliação de práticas e ações exitosas para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem, e oportuniza a ampliação de oportunidade aos discentes, colaborando para uma prática ativa e atenta aos desafios oriundos da rede regular de ensino ofertado no Estado do Ceará, precisamente, no município de Fortaleza.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica