AVALIAÇÃO E GESTÃO: PESQUISA APLICADA EM ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS

Autores

  • Talita de Almeida Carvalho
  • DENIZE DE MELO SILVA
  • REBECCA FERREIRA BARRET
  • CARLA NAYANE FIDELES DE LIMA LOPES
  • LIDUINA LOPES ALVES
  • Marcos Antonio Martins Lima

Resumo

Sabe-se que a avaliação e a gestão são essenciais para as organizações educacionais, tendo em vista que auxiliam na proposição de melhorias contínuas. A presente pesquisa constituiu-se enquanto recorte do projeto denominado “avaliação e gestão: pesquisa em organizações educacionais”, desse modo, a presente pesquisa objetiva identificar, analisar e propor os caracteres de avaliação e gestão organizacional que estão presentes na gestão e na avaliação escolar e de outras organizações educacionais. A pergunta que conduz ao respectivo estudo objetiva responder a seguinte inquietação: quais são os caracteres de avaliação e gestão organizacional presentes na gestão e na avaliação escolar e de outras organizações escolares? A respectiva pesquisa teórica de caráter bibliográfico constituiu-se nos autores, tais como: Libâneo (2004), Mariotti (1996), Oliveira (2005), Azevedo (1995), Vianna (1995), entre outros. Logo, a pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa quanto ao seu objetivo geral. A pesquisa ampara-se no racionalismo aplicado de Gaston Bachelard e no método comparativo de análise, enquadrando-se enquanto pesquisa do tipo exploratória. Os resultados encontrados durante a pesquisa serão entregues as escolas participantes localizadas no município de Fortaleza-CE. Será encaminhado um relatório personalizado com toda a devolutiva de dados que possam proporcionar uma análise sobre o contexto observado, levando-se em consideração, a proposta de uma tomada de decisão consciente, partindo do feedback, ocasionando melhorias contínuas nos processos decisórios tomados nas instituições pesquisadas.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica