AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE UMA CAPACITAÇÃO SOBRE INFLUENZA PARA PROFISSIONAIS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

Autores

  • Geyse Gomes de Oliveira
  • ELIZANDRA PEREIRA PINHEIRO
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

Introdução: A Influenza é uma doença viral com alta capacidade de adaptação, mutação e transmissão, o que demanda vigilância epidemiológica e imunológica. A Educação a Distância (EaD) permite auxiliar nesse processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever a avaliação institucional de uma capacitação sobre influenza para profissionais de vigilância em saúde na modalidade à distância. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com 561 profissionais da saúde atuantes em vigilância sobre um curso em EaD sobre vigilância da Influenza, investigação de Surto de Síndrome Gripal, organização do serviço e análise dos dados. O ambiente virtual de aprendizagem foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Enviroment). A avaliação institucional contemplou avaliação do curso, do discente, do tutor em escala Likert. Os dados foram analisados pelo Excel for Windows. Este estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa nº 1.757.613. Resultados: Os cursistas acreditam que a capacitação alcançou excelência em qualidade de conteúdo, referências bibliográficas, coerência entre objetivos dos módulos, associação teórico-prática, distribuição dos conteúdos, localização das informações, interação entre usuário-conteúdo, troca de experiências e ideias entre os cursistas, qualidade das atividades didáticos-avaliativas e ortográfica. Apenas discordaram que houve interação entre a turma. O grau de dificuldade das atividades didáticos-avaliativas obteve a classificação de bom. Os tutores foram avaliados pelos cursistas entre excelente e bom nos domínios de conteúdo, facilitação da aprendizagem, orientação sobre objetivos e metodologia de avaliação, linguagem de fácil compreensão, motivação da leitura e realização das atividades, emissão de feedback sobre desempenho e pendências. Conclusão: A avaliação institucional demonstrou predominância das respostas “excelente” e “bom” para qualidade da capacitação, favorecendo à vigilância em saúde na modalidade EaD.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica