CALIBRAÇÃO DE MODELO DE TRANSPORTES PARA FORTALEZA COM ANÁLISE DE DADOS GEORREFERENCIADOS E MANIPULAÇÃO EM LINGUAGEM R

Autores

  • Kaio Gefferson de Almeida Mesquita
  • Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Resumo

Dentro do enfoque de análise e planejamento dos sistemas de transportes, encontram-se alguns processos que devem ser vistos como parte formadora da validação do modelo analisado, tendo como ponto inicial a calibração por meio de indicadores de modo a manter a inter-relação das escolhas modais, padrões de viagem e distribuição do fluxo de transporte. Nesse contexto se encaixam os modelos LUTI (Land-Use and Transport Interactions), bastante utilizados no planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, junto a bases georreferenciadas e manipulações por programação das malhas viárias em análise, com o software TRANUS se caracterizando como forte ferramental para simulações das relações a longo prazo de transporte e uso do solo. Portanto, o objetivo geral desse trabalho foi a calibração dos modelos de oferta de transportes do TRANUS, a partir da consolidação das características físicas e operacionais das malhas viárias de Fortaleza em 2000 e 2015, de modo a possibilitar uma futura validação dos seus modelos LUTI como simuladores de longo prazo das relações entre transporte e uso do solo. A utilização de um modelo LUTI para análise da correlação dos sistemas que regem a cidade de Fortaleza, seja em cunho territorial ou de transportes, culminou em dados mais precisos no que diz respeito a verossimilhança considerando um contexto espacial da acessibilidade da cidade, onde parte dessa análise foi possibilitada através de programação em linguagem R, de modo a validar os dados necessários a serem utilizados nas bases viárias. O principal produto dessa pesquisa foi o aumento da precisão e otimização dos dados analisados para calibração do modelo de transportes da cidade de Fortaleza.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica