CLASSIFICAÇÃO DE SOLO AFETADO POR SAIS NO MUNICÍPIO DE PENTECOSTE – CE

Autores

  • William Axl Silva Vasconcelos
  • ALCIONE GUIMARÃES FREIRE
  • MIRIAN CRISTINA GOMES COSTA
  • Mirian Cristina Gomes Costa

Resumo

Dentre uma das principais formas de se conhecer o solo, bem como suas características para uso e manejo, está a classificação taxonômica. Com base na classificação são extraídas informações fundamentais para o conhecimento das características físicas, químicas, mineralógicas e morfológicas que irão auxiliar no manejo do solo. Existem aspectos que afetam as características do solo, e consequentemente sua classificação, sendo estas principalmente o clima, a vegetação, o material de origem e o regime hídrico. Alguns aspectos da classificação são inerentes ao caráter que o solo apresenta. Assim, para um solo ser classificado até o 6º nível categórico e para que se possa concluir se o mesmo é afetado por sais, é necessário conhecer os caráteres que irão remeter à tal nomenclatura. O primeiro caráter que remete a solos afetados por sais é o salino, o qual é mensurado pela condutividade elétrica do extrato de saturação a 25°C, que deve ser maior que 4 dS m-1 e menor que 7 dS m-1. O caráter sódico é definido pelos horizontes ou camadas que contenham a saturação por sódio (100 Na+/T ) ≥ 15%; já no caráter salino-sódico o solo apresenta o caráter salino e o sódico ao mesmo tempo. O presente trabalho teve como objetivo averiguar se um solo localizado na fazenda Vale do Curu (Pentecoste, CE) se encontra afetado por sais. Oito amostras de solo foram coletadas em 11/08/2018, nas profundidades de 15 até 85 cm. As amostras foram levadas para o laboratório, secas, destorroadas e analisadas para determinação da condutividade elétrica (CE), teores de sódio, hidrogênio, alumínio e potássio. Com base nas análises foi diagnosticado que o solo coletado tem problemas de salinidade devido as concentrações de Na+ e condutividade elétrica mensuradas nas análises químicas, exigindo estratégias para sua recuperação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica