COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Autores

  • Mirella Joyce Carolino de Castro
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

O presente resumo socializa os resultados da pesquisa intitulada “Cognição e Aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: intervenções psicopedagógicas”, desenvolvida na Sala de Recurso Multifuncional-FACED, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo teve como objetivo analisar os aspectos envolvidos na relação cognição-aprendizagem em alunos com Deficiência Intelectual (DI), bem como identificar as repercussões positivas implicadas em atividades didático-pedagógicas, situadas na perspectiva da aprendizagem colaborativa, do conflito sócio-cognitivo e da resolução de problemas. Procuramos, ainda, identificar o nível de empenhamento/envolvimento de alunos com D.I., comparando suas manifestações quando em atividades de caráter colaborativo e em situações individualizadas. Quanto à metodologia, utilizamos a pesquisa-intervenção. O estudo empírico evidenciou que as atividades que trabalhavam o uso da linguagem oral, envolvendo a leitura, interpretação e a dramatização de histórias, auxiliaram no processo de aprendizagem de crianças com D.I, com ampla interação e participação desses sujeitos. Outra evidência é que as atividades em grupo contribuíram para que as crianças demonstrassem mais interesse pelas atividades. Comparativamente, percebemos atitudes bem mais empenhadas das crianças quando as atividades ocorriam sob tal referencial. A partir disso, vimos a importância dos atendimentos realizados. A perspectiva colaborativa beneficiou os envolvidos da pesquisa, notadamente, em suas disposições mais positivas para aprender. Destarte, cabe agradecer ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela oportunidade da realização deste trabalho e seus resultados para a área da Educação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica