COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DI EM CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Esta investigação se interessa em analisar os aspectos envolvidos na relação cognição aprendizagem em alunos com deficiência intelectual (DI), bem como identificar as estratégias cognitivas envolvidas na aprendizagem escolar, com foco na leitura e na escrita, quando envolvidos em atividades pedagógicas, situadas em contextos de colaborativos, em torno de situações provocativas de conflito sócio-cognitivo e com base na resolução de problemas, na abordagem construtivista. Nosso interesse é conhecer mais aprofundadamente a relação entre a mediação e as estratégias cognitivas dos sujeitos com DI quando em situações/atividades em sala de aula comum, em busca de verificar suas potencializações, semelhanças, distinções, manifestações em uso de mecanismos cognitivos como atenção/percepção, memória, motivação, transferência, generalização, síntese e metacognição. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes com DI, matriculados na rede municipal de Fortaleza, em atendimento educacional especializado (AEE/SRM). A metodologia consistirá em três etapas: i. Avaliação diagnóstica do nível das crianças; avaliação das estratégias cognitivas (iniciais), etapas que se constituem como diagnostico inicial (Pré-teste); ii. Construção de atividades de sequências didáticas, a serem implementadas junto aos alunos com DI na sala de aula - essas atividades serão construídas; iii. Acompanhamento sistemático dos alunos com DI incluídos nas salas de aulas, pelas pesquisadoras; iv. Avaliação diagnóstica final com os alunos e observações finais dos desempenhos manifestados e dos tipos e níveis das estratégias cognitivas (Pós-teste). Desse modo, procederemos à análise comparativa dos resultados da pesquisa nos contextos digitais em confronto com as análises finais verificadas no âmbito das atividades físicas impressas e/ou nos diversos gêneros textuais e suportes (papel, livros, atividades de leitura e de escrita, jogos de linguagem, etc.), realizadas no contexto da sala de aula.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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