COM QUANTAS ABREVIAÇÕES SE CONSTRÓI UMA VERDADE? HISTÓRIA E MEMÓRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Matheus Coelho Inocencio
  • ASSÍRIA VASCONCELOS LEITÃO
  • Bernadete de Lourdes Ramos Beserra

Resumo

O presente trabalho apresenta um levantamento metodológico da investigação historiográfica da Universidade Federal do Ceará entre 1979 e 2006. Para a realização do projeto Culturas Estudantis e Formação de Professores, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação (PIBIC) da UFC, uma contextualização histórica da UFC tornou-se indispensável. Na busca por realizar uma reflexão historiográfica sobre a escrita da história da instituição no período referido acima foi necessário consultar documentos arquivados na Reitoria, Pró-Reitorias, Memorial da UFC e Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC). As fontes utilizadas foram atas dos Conselhos Superiores, entrevistas com os ex-reitores do período, seleção bibliográfica sobre o que já havia sido escrito sobre a universidade e publicações produzidas pela administração superior da instituição, como anuários e relatórios de planejamento. A partir da experiência da coleta de dados, pretende-se refletir sobre a cultura que orienta a instituição na construção da sua memória e do seu passado, revelando como uma cultura histórica específica é operada para apresentar uma narrativa oficial da universidade. O aparato teórico foi elaborado a partir do conceito de campo universitário formulado por Bourdieu e Wacquant (1992) e pelas reflexões sobre usos e sentidos da História apresentadas por Salgado (2000) na perspectiva de uma leitura histórica a contrapelo, como propunha Benjamin (1987). Tal investigação permitiu iluminar a construção de narrativas históricas e o seu uso para legitimar ações e discursos a partir de determinadas posições de poder. A equipe agradece o financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), indispensável para a realização do projeto.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica