COMPORTAMENTO INFORMACIONAL, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INTERAÇÃO HOMEM-MÁQUINA NO CONTEXTO DE PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO
Resumo
As características que permeiam o comportamento informacional dos usuários da informação são diversas e, portanto, o estudo aplicado sobre uma parcela específica de indivíduos é fundamental à observação de eventuais especificidades capazes de influenciar diretamente o desenvolvimento de produtos e serviços de informação. Em virtude desses aspectos, a pesquisa em questão, amparada na Fenomenologia, visa à identificação do comportamento informacional de pessoas cegas ou com baixa visão através do uso de ferramentas/tecnologias assistivas de acesso à informação a fim de analisar o seu desempenho e necessidades de possíveis aprimoramentos. Além disso, baseado no modelo de comportamento e busca de informação de Tabosa (2016), a aplicação do roteiro de entrevista semiestruturado realizou-se com estudantes do Instituto Hélio Goes (IHG) localizado em Fortaleza – CE, assim como também a técnica do incidente crítico para, posteriormente, o direcionamento da análise dos dados desenvolver-se por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise dos dados destaca que a existência de elementos que ainda dificultam o acesso à informação não anula a sua autonomia dos indivíduos consultados e que o uso das tecnologias assistivas utilizadas nesse processo, em suma, afeta positivamente o desenvolvimento de suas atividades nas suas principais esferas de convívio social. Desse modo, é essencial o reconhecimento das lacunas verificadas pelos usuários indicados para que melhorias enfatizadas às alternativas de acessibilidade sejam cada vez mais facilitadoras dos processos de acesso, busca e uso da informação. Ademais, faz-se indispensável o reconhecimento do importante papel desempenhado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao incentivo à pesquisa possibilitando o seu desenvolvimento e consequente influência a posteriores trabalhos.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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