COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DA CIDADANIA ORGANIZACIONAL E SEUS REFLEXOS NOS GRAUS DE ENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Luciano Pereira dos Santos Cavalcante
  • RAQUEL DA SILVA ARRUDA
  • LARA MARIA DE SOUSA LIMA
  • CARLOS HENRIQUE LINHARES TALEIRES
  • Suzete Suzana Rocha Pitombeira

Resumo

Cidadania organizacional é uma denominação utilizada para representar um conjunto de práticas e ações informais e voluntárias dos trabalhadores que beneficiam a organização. O processo de cidadania organizacional acontece dentro de uma empresa e vai desde o comportamento do estabelecimento com seus colaboradores, até o compromisso firmado com destinatário final, que são os clientes que utilizam o produto ou serviço oferecido por ela. Garantindo assim resultados satisfatórios, além de exercer um papel positivo na sociedade onde atua e vários estudos procuram apontar evidências acerca dos indicadores responsáveis pela emissão destes atos no âmbito do comportamento organizacional. No presente estudo, objetiva-se explanar conceitos e definições a respeito da cidadania organizacional e seus impactos no universo corporativo. Para desenvolver esse trabalho, utilizou-se uma metodologia de natureza bibliográfica em que se buscou explanar uma breve contextualização a cerca da temática em questão e como isso é visualizado frente às contingências organizacionais em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo. Assim, conclui-se que o colaborador é um cidadão organizacional quando ele se encontra envolvido com a organização através da satisfação com o local e com o trabalho que faz. Quando há problemas, a produtividade cai e junto o espírito de união e cooperação, por isso é muito importante para o gestor ter como primazia o bem-estar de seus colaboradores para que influencie de maneira positiva no envolvimento assíduo de seus funcionários na organização.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica