COMPROMETIMENTO SOCIAL E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Resumo
Visa identificar as possíveis convergências entre as práticas sociais de acesso à informação e os saberes locais na perspectiva da mediação da informação e do comprometimento social, tendo como locus as bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga. A pesquisa tem por objetivo geral identificar o grau de comprometimento social das bibliotecas comunitárias cearenses e dos indivíduos que delas se apropriam, a partir dos fatores afetivo, instrumental, normativo, sociológico e afiliativo, presentes nos estudos das teorias organizacionais no contexto da mediação da informação. São ainda objetivos específicos: 1) Verificar a relação e o comprometimento dos indivíduos nas comunidades estudadas com a biblioteca comunitária; 2) Averiguar o comprometimento das bibliotecas comunitárias pesquisadas com o seu público de usuários; 3) Buscar conhecer o pensamento dos moradores acerca da função social da biblioteca comunitária; 4) Conhecer o perfil cultural, social e econômico dos usuários que frequentam as bibliotecas comunitárias pesquisadas; 5) Apurar as principais necessidades informacionais das comunidades verificando se as bibliotecas comunitárias atendem essas necessidades; 6) Investigar, na fala dos moradores, se eles compreendem o papel da biblioteca para a mudança social e melhorias das condições de vida e inclusão social. A abordagem metodológica utilizada corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Foi empregado o método da revisão de literatura para a compreensão dos conceitos analisados e para identificar suas relações. Os resultados obtidos revelam que o comprometimento social é fator preponderante na organização e na continuidade das bibliotecas comunitárias, influenciando no modo como ocorre a mediação da informação e as práticas de acesso à informação nessas localidades. Por fim, a autora agradece ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por financiar e possibilitar a realização desse estudo.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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