CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SOBRE AUTISMO
Resumo
Introdução: o autismo é uma doença complexa, consequente a um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficit em algumas áreas, a exemplo de: interação social, comunicação e comportamento. Tais alterações podem ser evidenciadas até os três anos de idade. Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará sobre o autismo. Método: pesquisa de natureza quantitativa, através de um questionário com 12 perguntas objetivas utilizadas em publicações prévias. A amostra foi constituída por 27 alunos regularmente matriculados no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, em 2014. Foram escolhidos, por conveniência, 2 grupos: alunos recém-ingressos e concludentes, sem distinção de sexo, obedecendo aos critérios de elegibilidade. Resultados: Existe diferença considerável no padrão de resposta dos dois grupos respondentes da pesquisa em apenas 3, das 12 perguntas que embasaram a pesquisa. Destas, duas apresentam padrão de maior conhecimento dos concludentes nas perguntas que faziam referência a definição e aparição dos primeiros sintomas do autismo (questão 2 e 5), enquanto a outra (questão 7), que se referia a descobertas atuais acerca do autismo, apresenta maior conhecimento por parte dos recém ingressos. Conclusão: não foi verificada diferença considerável no nível de conhecimento sobre o autismo, entre estudantes recém-ingressos e os concludentes do curso de Fisioterapia da UFC.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.