Bianca Martins Lourenco, DANIELE ALVES FERREIRA, IRÁDNA RABELO VASCONCELOS, Renato Evando Moreira Filho
Introdução: o autismo é uma doença complexa, consequente a um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficit em algumas áreas, a exemplo de: interação social, comunicação e comportamento. Tais alterações podem ser evidenciadas até os três anos de idade. Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará sobre o autismo. Método: pesquisa de natureza quantitativa, através de um questionário com 12 perguntas objetivas utilizadas em publicações prévias. A amostra foi constituída por 27 alunos regularmente matriculados no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, em 2014. Foram escolhidos, por conveniência, 2 grupos: alunos recém-ingressos e concludentes, sem distinção de sexo, obedecendo aos critérios de elegibilidade. Resultados: Existe diferença considerável no padrão de resposta dos dois grupos respondentes da pesquisa em apenas 3, das 12 perguntas que embasaram a pesquisa. Destas, duas apresentam padrão de maior conhecimento dos concludentes nas perguntas que faziam referência a definição e aparição dos primeiros sintomas do autismo (questão 2 e 5), enquanto a outra (questão 7), que se referia a descobertas atuais acerca do autismo, apresenta maior conhecimento por parte dos recém ingressos. Conclusão: não foi verificada diferença considerável no nível de conhecimento sobre o autismo, entre estudantes recém-ingressos e os concludentes do curso de Fisioterapia da UFC.
Palavras-chave: Fisioterapia. autismo. estudante. conhecimento.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018
1163