CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SOBRE AUTISMO

XXXVII Encontro de Iniciação Científica

Bianca Martins Lourenco, DANIELE ALVES FERREIRA, IRÁDNA RABELO VASCONCELOS, Renato Evando Moreira Filho

Introdução: o autismo é uma doença complexa, consequente a um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficit em algumas áreas, a exemplo de: interação social, comunicação e comportamento. Tais alterações podem ser evidenciadas até os três anos de idade. Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará sobre o autismo. Método: pesquisa de natureza quantitativa, através de um questionário com 12 perguntas objetivas utilizadas em publicações prévias. A amostra foi constituída por 27 alunos regularmente matriculados no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, em 2014. Foram escolhidos, por conveniência, 2 grupos: alunos recém-ingressos e concludentes, sem distinção de sexo, obedecendo aos critérios de elegibilidade. Resultados: Existe diferença considerável no padrão de resposta dos dois grupos respondentes da pesquisa em apenas 3, das 12 perguntas que embasaram a pesquisa. Destas, duas apresentam padrão de maior conhecimento dos concludentes nas perguntas que faziam referência a definição e aparição dos primeiros sintomas do autismo (questão 2 e 5), enquanto a outra (questão 7), que se referia a descobertas atuais acerca do autismo, apresenta maior conhecimento por parte dos recém ingressos. Conclusão: não foi verificada diferença considerável no nível de conhecimento sobre o autismo, entre estudantes recém-ingressos e os concludentes do curso de Fisioterapia da UFC.

Palavras-chave: Fisioterapia. autismo. estudante. conhecimento.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018

1163