CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI E SEU VÍNCULO COM A EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS

Autores

  • Solange de Andrade Da Costa Franca
  • RODRIGO COSTA DA SILVA
  • Francisca Maurilene do Carmo

Resumo

O estudo da consciência tem caracterizado o campo de investigação de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da filosofia, da sociologia e, posteriormente, da psicologia. Entretanto, o tratamento dado a esta categoria, em muitos casos, a toma como uma extensão da evolução natural do homem. Somente a partir de Marx a consciência assume uma dimensão histórico-material, ou seja, emerge como um complexo determinado e determinante no conjunto das relações sociais que os homens estabelecem entre si e com a natureza no evolver de sua existência singular, marcadamente um processo dialético. Ancorada nas elaborações marxianas sobre estas relações, dentro das quais a consciência assume lugar de destaque, a chamada Psicologia Histórico-Cultural, em especial Vigotski buscou aprofundar os estudos a respeito deste complexo. Nesse contexto, assumimos como tarefa analisar a categoria consciência na obra de Vigotski tendo como aporte teórico a ontologia marxiana. Para tanto, realizaremos um estudo eminentemente teóricobibliográfico tendo como aporte alguns escritos marxistas, tais como a Ideologia Alemã e O Capital, de Marx; História e Consciência de Classe e Ontologia do Ser Social, de Lukács, buscando identificar o tratamento conferido por estes autores à problemática da consciência. Num segundo momento, buscaremos nas obras de Vigotski o mapeamento da categoria consciência, privilegiando o conjunto de textos que compõem suas Obras Escolhidas, considerando todo o contexto problemático de tradução da sua obra no Ocidente. Destacamos ademais, que não obstante a consciência apareça na obra do soviético como um objeto de investigação inacabado, até mesmo por conta do pouco tempo que dispôs para estudá-lo, mesmo assim é possível identificarmos esta preocupação na obra do autor, assim como perceber os contornos sobre os quais ele a examinara.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica