CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARFOR A PARTIR DO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES

Autores

  • Caroline Ribeiro Oliveira
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo “estado da arte”. Neste sentido, tem caráter bibliográfico e buscou fazer um inventário de trabalhos já publicados no site do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o Plano Nacional de Formação de Professores- PARFOR em âmbito nacional. É oriundo da primeira etapa de uma investigação mais ampla, denominada “Professoras de Educação Infantil estudantes da licenciatura em Pedagogia / PARFOR/ UFC: quem são, o que pensam e quais as suas expectativas ao término do curso?”. A importância de trabalhos desse tipo vem sendo destacada por muitos estudiosos, pois possibilitam a visão de várias perspectivas e autores sobre o mesmo tema. Dessa forma, partindo de reflexões de autores como Ferreira (2002) e Gonçalves (2013), o objetivo dessa pesquisa é fazer uma análise quantitativa dos dados colhidos no site da CAPES a cerca dos trabalhos já publicados sobre o PARFOR, pois essas informações serão necessárias para mapear o que já foi estudado e pesquisado acerca do tema para futuras pesquisas. A coleta se deu através do descritor PARFOR na aba de busca do catálogo. Foram identificadas 137 publicações relacionadas ao tema, sendo 69 dissertações e 28 teses. Entre essas, somente 28 são do curso de Pedagogia e apenas 4 se referem à Educação Infantil. A maior incidência de trabalhos se deu nos anos de 2015 e 2017, com 32 trabalhos publicados em cada período. O ano de menor publicação foi 2012, com 3 trabalhos. Com esse levantamento, pode-se inferir que embora o interesse dos pesquisadores pelo tema PARFOR venha crescendo, a Educação Infantil ainda está presente de forma muito tímida nesse cenário. Este é um quadro que precisa ser revisto tendo em vista a amplitude e a importância do Programa para o país, diante de um cenário em que muitos dos professores que atuam na Educação Infantil não têm formação adequada (Pedagogia) como determina a legislação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica