CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE: A FORMAÇÃO COLABORATIVA EM AÇÃO

Autores

  • Dennis Alves Rodrigues
  • NAIARA PINTO MESQUITA
  • FRANCISCO MARCILIO HENRIQUE DA SILVA
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A pesquisa teve por objetivo apresentar o processo de realização do programa de formação continuada para professores de educação física da rede municipal de Maracanaú, dando ênfase na constituição do currículo para a disciplina de educação física, das séries finais do ensino fundamental; identificar os obstáculos destacados pelos docentes no desenvolvimento da proposta curricular; e, apontar os encaminhamentos descritos pelos mesmos para a superação das problemáticas. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos os diários de campo, os questionários aplicados e o material produzido pelos docentes. Para análise do material fizemos um mapeamento das respostas, categorizamos e agrupamos as argumentações por meio da análise subjetiva do conteúdo. Os resultados indicam que a Formação foi desenvolvida no formato de práticas colaborativas, com uma abordagem educativa ancorada nos pressupostos de Paulo Freire, fundamentada na perspectiva progressista e crítica, com ênfase no atendimento às demandas e necessidades do cotidiano da prática docente. Quanto aos obstáculos para implementação da proposta curricular, os resultados sugerem que a falta de infraestrutura, de material didático, de recursos didáticos são os principais problemas destacados. Para o enfrentamento dos problemas, o aspecto mais citado foi a cobrança dos órgãos competentes de políticas públicas que possam contribuir para ampliar a qualidade da Educação Física; o segundo aspecto estava relacionado à formação continuada, e o último, à reestruturação do currículo. Foi possível concluir que pensar a elaboração da proposta curricular, num programa de formação, implica pensar em aspectos que estão para além da dimensão da própria disciplina. É necessário o comprometimento de diferentes esferas que não se limitam às ações dos docentes e nem à própria formação continuada, que pode contribuir, mas com restrições e limites que estão para além deste contexto.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica