CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA DO TIPO ROTEIRO DE VÍDEO: PROMOVENDO INFORMAÇÕES SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA E REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL
Resumo
INTRODUÇÃO: O vídeo é uma tecnologia educativa que pode permitir relacionamento de ensino-aprendizagem com o usuário dos serviços de saúde. Ao usar o recurso audiovisual, o enfermeiro oferece ao público uma base de conhecimento para que se possa compreender melhor a informação, ter a capacidade de formar uma opinião crítica sobre um tema específico e desejar transformar o ambiente em que se encontra (JUNIOR et al, 2017). OBJETIVO: Descrever a etapa de elaboração do roteiro do vídeo educativo acerca do funcionamento da Rede de Atenção à Saúde infantil. METODOLOGIA: Estudo descritivo, realizado no período de abril a junho de 2018. A construção de vídeo educativo pode ser dividida em: 1-Levantamento da literatura; 2-Desenvolvimento do conteúdo; e 3-Elaboração do roteiro (COMPARATO, 2009) e esta última pode ser dividida em: Ideia; Conflito; Personagens; Ação dramática; Tempo dramático; e Unidade dramática. RESULTADOS: A ideia é o primeiro passo para a construção de um roteiro de vídeo educativo e esta resultou da experiência da pesquisadora durante as consultas de puericultura. Com relação ao conflito, foi desenvolvido a ideia inicial, podendo também ser chamado de story line (uma síntese da história), em cinco linhas. Diante disso, foi elaborado a sinopse que contém todos as personagens que irão viver o conflito. Na ação dramática elaborou-se nove cenas e estas foram estruturadas em ordem de acontecimento. A etapa tempo dramático é destinada ao detalhamento do conteúdo das cenas. Optou-se por organizar a primeira versão do roteiro em duas colunas, a primeira com relação às cenas e a segunda com relação ao áudio. Já unidade dramática, que é a união dos produtos das etapas anteriores, o tempo estimado do roteiro foi de 12 minutos. CONCLUSÃO: O roteiro elaborado tem o intuito de auxiliar no trabalho de profissionais da saúde, principalmente o enfermeiro, que desde sua formação recebe um direcionamento para a o trabalho na promoção da saúde do indivíduo e da população.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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