CONSTRUÇÃO DE UM MODELO EXPEDITO PARA PREVISÃO DO VOLUME DE TRÁFEGO EM VIAS DE ÁREAS URBANAS

Autores

  • Racine Peixoto de Almeida Junior
  • RACINE PEIXOTO DE ALMEIDA JÚNIOR
  • BRUNO VIEIRA BERTONCINI
  • Bruno Vieira Bertoncini

Resumo

Este trabalho buscou a construção de modelo simplificado para estimar o volume de veículos em circulação em vias urbanas. A ideia partiu de uma proposta de relação entre fluxo e velocidade, conceito do tráfego veicular. Se do fluxo é possível estimar velocidades, então o caminho inverso, em área urbana seria possível, esta foi a hipótese de partida. A razão disto deve-se ao fato de que a obtenção de dados de tráfego ser tarefa que requer quantidade elevada de recursos (tempo, dinheiro e humano) para ser executada. Em virtude disto, os esforços acabam sendo simplificados, em especial quando se busca planejar o deslocamento de mercadorias em áreas urbanas. Então, sabendo-se que dados de velocidade são contabilizados por órgãos de transporte, também costumam ser estimados em ferramentas colaborativas, como Waze e Google Transito, entendeu-se que seria uma possibilidade buscar esta relação. Para isso, foram realizadas tentativas de diferentes métodos e escolhido aquele que foi julgado mais verossímil possível. Dispôs-se de um banco de dados de velocidades e volumes de tráfegos de diversos dias para fazer as análises. Os dados foram extraídos de duas avenidas conhecidas da cidade de Fortaleza e que possuem intenso fluxo de veículos. A construção do modelo indicou que em um dos trechos analisados, a distribuição dos erros estimados foi da ordem de 0 a 10% do observado, já no outro trecho a distribuição apresentou valores superiores a 10%. Com isso, concluímos que cada via tem seu comportamento e um modelo genérico não se mostrou representativo. O ideal é que cada via tenha sua equação, para cada bloco de horário. Acredita-se que as pesquisas devem ter continuidade, dado que a mesma pode se transformar em ferramenta útil ao processo de planejamento de transportes.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica