CONTROLADOR PID 2DOF APLICADO A UM MOTOR DE RELUTÂNCIA VARIÁVEL

Autores

  • Joao Paulo Bezerra de AraÚjo
  • RÉGIS ROLIM FELICIANO
  • Laurinda Lucia Nogueira dos Reis

Resumo

Os controladores Proporcional Integral Derivativo (PID) tradicionais têm sido largamente empregados para o controle de acionamentos de velocidade variável devido a seu simples projeto e ao bom desempenho destes. Este trabalho avalia o desempenho de um conjunto de estruturas de controladores Proporcionais, Integrais e Derivativos e métodos de ajuste aplicados a um sistema de controle digital de velocidade de um sistema de acionamento com Motor de Relutância Variável (MRV). Um controlador 2DOF (2 Degrees of Freedom - 2 Graus de Liberdade) PID foi projetado para o controle de velocidade do MRV. Um modelo dinâmico do motor de relutância variável é obtido. A estratégia de controle do PID 2DOF é aplicada tanto no controle clássico e moderno, como também na rejeição de pertubações. Além disso, serve para monitoramento da variável de controle. Um controlador PID 2DOF é capaz de rejeitar rapidamente as perturbações sem aumentar o sobressinal para o nível de referência. Esses controladores também são úteis para atenuar a influência de variações do sinal de referência. Portanto, espera-se que a estrutura do controlador PID 2DOF encontre os objetivos de regulação e rastreamento, bem como adicione flexibilidade no projeto do sistema de controle. Assim, neste trabalho, tal estratégia de controle é usada para controlar a velocidade de um MRV. A simulação e os resultados experimentais são comparados com aqueles obtidos a partir do uso da abordagem clássica de controle PID. O efeito da estrutura de dois graus de liberdade, em relação ao PID com o termo derivativo precedido e aos controladores I-PD.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica