DA FLOR AO MEL: FORMAÇÃO DOCENTE PARA CIÊNCIAS NO CEARÁ.

Autores

  • Francisco Paiva das Neves
  • RAYNA PEDROSA DE CARVALHO
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar a organização dos cursos de licenciatura para a área de ciências naturais na UFC, entre 1970 e 2005, em modalidades especiais. Para isto realizamos o estado da questão (EQ), visitamos a PROGRAD para a procura de documentos e entrevistamos uma professora, docente de um desse cursos. Para o Estado da Questão (EQ), realizamos uma analogia com a floração e o processo de produção de mel pelas abelhas. O EQ é a etapa da pesquisa em que exploramos a produção acadêmica relacionada ao tema da pesquisa e possibilita aos pesquisadores fazer o mapeamento da situação atual da questão no mundo da ciência. A questão relacionada ao nosso EQ aborda a formação de professores de ciências naturais para o ensino fundamental, no Estado do Ceará (1970 a 2005). No início do período pesquisado, visando responder e ultrapassar a defasagem qualitativa e quantitativa de professores para o Ensino de Ciências, o Estado Brasileiro colocou em vigor a legislação que criou as licenciaturas curtas. No final dos anos 90, com o objetivo de suprimir essa deficiência, no Ceará, o Governo do Estado em parceria com Secretarias de Educação de Municípios e quatro universidades públicas, foi adotado o Programa Magister, que teve como finalidade formar, em Nível Superior, professores da Rede Pública, sem graduação. Na visita à PROGRAD/UFC conseguimos poucas informações em relação ao Magister, que aconteceu de 2000 a 2004. A professora entrevistada destacou as dificuldades e como desenvolvia a sua disciplina com os professores em formação. Inferimos haver um quadro de debilidades teóricas e conceituais dos professores sem graduação. Dessa forma, concluímos que, mesmo tendo uma prática docente, esses professores e professoras tiveram dificuldades em absorver conceitos de aprendizagens do curso Magister, o que, de certa forma, mesmo com a conclusão deste curso e a consequente diplomação, mostra a fragilidade de sua formação. Agradecemos ao CNPq pelo bolsa de IC.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica