DESEMPENHO OPERACIONAL DO CONJUNTO TRATOR-ESCARIFICADOR EM FUNÇÃO DA MARCHA DE TRABALHO E TIPO DE PONTEIRA

Autores

  • Jean Lucas Pereira Oliveira
  • LEONARDO DE ALMEIDA MONTEIRO
  • ELIVANIA MARIA SOUSA NASCIMENTO
  • ISABELA OLIVEIRA LIMA
  • RITA DE CÁSSIA PERES BORGES
  • Leonardo de Almeida Monteiro

Resumo

Operações de preparo de solo demandam grande esforço tratório das máquinas, sendo observado maior consumo de combustível e patinamento dos rodados na medida em que se variam as condições de solo. Neste contexto e visando operações de escarificação mais eficientes, objetivou-se avaliar o desempenho energético de um conjunto mecanizado em função da velocidade de trabalho e da ponteira do escarificador. Os ensaios foram conduzidos em área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA), pertencente à Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza/CE. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, esquema fatorial 2 x 2, sendo duas marchas de trabalho (M1 – 3,0 km h-1 a 2.000 rpm; M2 – 6,0 km h-1 a 2.200 rpm) e duas ponteiras (P1 – alada; P2 – estreita). O desempenho energético foi avaliado por meio da patinagem dos rodados, consumo horário e especifico de combustível, velocidade, força e potência. Os dados foram submetidos a estatística descritiva, por meio do coeficiente de simetria e curtose e determinada a normalidade dos dados. Após verificação da normalidade, os dados foram submetidos à análise de variância ao nível de 5% de significância e quando significativos aplicou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação das médias. As variáveis patinamento dos rodados dianteiros e traseiros, consumo especifico de combustível foram influenciadas pela marcha, nesse caso na marcha que ocasionou maior velocidade de operação. A força e a potência na barra de tração foram influenciadas pela marcha e tipo de ponteira, observando-se maiores valores na marcha M2 e na ponteira alada. Concluiu-se que o consumo horário e especifico de combustível foram influenciadas pela marcha. A força média e a potência na barra de tração foram influenciadas pela marcha e tipo de ponteira.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica