DESEMPENHO PRODUTIVO DA RÚCULA EM CULTIVO HIDROPÔNICO COM APLICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA SOLUÇÃO NUTRITIVA
Resumo
Substâncias húmicas são compostos orgânicos provenientes da decomposição de resíduos vegetais e animais, são capazes de estimular alterações fisiológicas na planta promovendo melhor desenvolvimento e aumento na produtividade atuando como condicionantes do solo. Ácidos húmicos constituem a maior parte das substâncias húmicas fazendo parte da composição orgânica do solo, sendo os mais relevantes com relação a ocorrência nos ecossistemas, tratam-se de precipitados escuros, solúveis em ácidos minerais e solventes orgânicos. Há estudos que comprovam ganhos de produtividade em inúmeras culturas. Contudo, necessita-se de mais estudos da funcionalidade em certas espécies de interesse econômico. Neste contexto, o trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentrações de ácido húmico no crescimento e na produtividade da rúcula. O experimento foi conduzido em ambiente protegido, no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Inicialmente foram semeadas quinze sementes em vasos de três dm3 contendo areia como substrato, quatorze dias após plantio realizou-se o desbaste mantendo em média de dez plantas mais vigorosas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com cinco repetições. Foram avaliados cinco tratamentos com diferentes concentrações de Ácidos Húmicos (0,0; 0,4; 0,8; 1,2; 1,6 mL HumiStar/5L). Trinta e oito dias após o plantio, realizou-se a coleta das plantas avaliando as seguintes características biométricas: massa fresca e seca da parte aérea, e raízes, comprimento das hastes e número de folhas. A produção de biomassa da parte aérea não apresentou diferença significativa e a produção de raízes reduziu linearmente com o aumento da concentração de ácido húmico. O experimento será repetido com maiores doses de substâncias húmicas para avaliação do efeito na produção de biomassa da parte área da rúcula.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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