DESENVOLVIMENTO DE ÁLBUM SERIADO PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores

  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • RAYANNE BRANCO DOS SANTOS LIMA
  • JULIANA CUNHA MAIA
  • RÁVIDA DA ROCHA LIMA SILVA
  • JANAÍNA FONSECA VICTOR COUTINHO
  • Janaina Fonseca Victor Coutinho

Resumo

INTRODUÇÃO: A diminuição das reservas funcionais somadas aos fatores de risco do ambiente tornam os idosos mais susceptíveis a quedas. Estima-se que, em 2050, uma a cada três pessoas com 65 anos ou mais, irá sofrer pelo menos uma queda a cada ano, sendo que metade destas terão consequências severas. Esse cenário exige ações de gestores e profisisonais de saúde nesse sentido a construção de tecnologias educativas sobre prevenção de quedas é relevante para idosos. OBJETIVOS: Desenvolver um álbum seriado para a prevenção de quedas em idosos, no contexto da Atenção básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, sendo desenvolvido a partir do diagnóstico situacional com base no modelo de crenças em saúde, levantamento bibliográfico sobre a temática e elaboração da tecnologia educativa baseada em recomendações específicas. RESULTADOS: O diagnóstico situacional foi realizado em estudo anterior (SILVA,2017), com 303 idosos, utilizando o Modelo de Crenças em Saúde, para conhecer as variáveis envolvidas na queda. A partir do diagnóstico, 52,2% dos idosos consideram-se susceptíveis a queda, 65,4 concordaram com a percepção de severidade e perdas frente ao evento queda e 95,3% dos idosos entrevistados têm uma percepção positiva dos benefícios de não cair. Com o levantamento bibliográfico foram selecionados 10 artigos para compor a amostra final. O álbum foi criado com situações do cotidiano em ambiente domiciliar e extradomiciliar, como a escolha do calçado adequado, ida ao supermercado, o deslocamento de ônibus, o ato de ir pagar as contas, os cuidados com a localização dos jarros e a prática de caminhada. A confecção do álbum foi feita em parceria com uma desing gráfica, contendo capa, apresentação, seis situações do cotidiano e uma conclusão. CONCLUSÕES : A construção de tecnologia educativa deve ser pautada a partir das necessidades do público a que se destina com fundamentação da literatura quanto aos conteúdos que devem ser abordados.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica