DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SECRETARIAIS NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UFC
Resumo
Visto que o profissional de secretariado trabalha no nível estratégico da organização, é fundamental que o discente em sua formação tenha conhecimento das competências secretariais tanto técnicas quanto comportamentais, para oferecer às empresas e organizações um apoio de maior qualidade. O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir da visão dos acadêmicos de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará, se o curso atende o que é proposto em termos de desenvolvimento de competência. A pesquisa se caracteriza como descritiva a qual pretende descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência, com abordagem quantitativa e qualitativa. O questionário semi-estruturado foi aplicado por conveniência aos discentes do curso de Secretariado Executivo que fazem parte do 1º,3º,5º,7º e 8º semestre. Quanto aos dados qualitativos, desejava-se que dois exemplos de competência fossem citados. Já quanto aos dados quantitativos, desejava-se conhecer o semestre dos respondentes, se eles conheciam o conceito de competência e se trabalhavam na área secretarial. Os resultados foram positivos, dos 18 alunos, 11 (61%) afirmaram conhecer o conceito de competência, entretanto, apresentaram dificuldades para citar dois exemplos mesmo afirmando terem estudado sobre o assunto há pouco tempo. Além disso, a maioria dos alunos que afirmaram conhecer o conceito de competência fazem parte do 7º e 8º semestres. Portanto, evidencia-se que grande parte dos discentes que sabem da importância do conhecimento das competências secretariais são dos últimos semestres, ressaltando, portanto, a evolução no conhecimento a partir dos semestres concluídos. Percebe-se também que os entrevistados que trabalham ou estagiam na área são a maioria (80%) e a partir disso, percebe-se a importância do conhecimento das competências para uma boa execução das tarefas secretariais nas organizações.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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