DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DIDÁTICO-COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DA QUÍMICA

Autores

  • Giancarlo Schaffer Torres Junior
  • DAVI JANÔ NOBRE
  • ANTONIO JOSÉ MELO LEITE JUNIOR
  • FRANCISCO SERRA OLIVEIRA ALEXANDRE
  • Jose Nunes da Silva Junior

Resumo

O projeto permitiu o desenvolvimento de ferramentas didático-computacionais, de fácil uso e acesso, que podem ser utilizadas em computadores pessoais e/ou em dispositivos móveis, auxiliando professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas do Curso de Química e outras áreas. Foi desenvolvido uma interface Web que permite a inserção e a edição de questões em um banco de dados desenvolvido em HTML5, CSS e Javascript que estão sendo utilizados em vários jogos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa (www.ldse.ufc.br). Durante o projeto também foi desenvolvida uma homepage para divulgação da pesquisa e para a disponibilização dos softwares produzidos. Foram produzidos softwares no formato de jogos com tecnologias para dispositivos móveis (Android/IOS) e para ambiente Web utilizando-se plataformas Flash e Unity, além de HTML e Javascript. Ressalta-se que os jogos desenvolvidos com HTML são ideais para a customização, pois é possível de ser executado em qualquer navegador padrão e possui interface de fácil adaptação. Os jogos novos criados com esta tecnologia formam um grupo nomeado “Bets” os quais consistem em uma mecânica para 2 jogadores apostarem pontos e responderem questões, assim disputando quem tem mais conhecimento sobre o assunto determinado, todos eles podem ser acessados na página do grupo. Como parte da pesquisa de um dos membros do grupo LDSE foi feita uma avaliação do jogo. Os avaliadores foram convidados, por meio de convite presencial e por e-mail, para avaliarem voluntariamente o jogo. Além disso, alguns outros avaliadores tiveram acesso ao jogo de forma autônoma, e também o avaliaram a partir do instrumento de avaliação acessível no próprio jogo. As avaliações foram coletadas entre 15/05/2017 e 12/05/2018.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica