DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA SURDOS

Autores

  • Antonia Beatriz Queiroz de Oliveira
  • THAYSA GRASIELY SOUSA DE OLIVEIRA
  • SARAH DE SÁ LEITE
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca

Resumo

Introdução: Conhecimento informatizado em saúde possibilita aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e rápida. Uso de tecnologias assistivas educacionais em saúde para surdos diminui obstáculos na aprendizagem e promove interação e convívio social, instigando a melhorar estilo de vida. Vídeo educativo estimula imaginação e pensamento dinâmico, auxiliando conhecimento dos surdo acerca de saúde. Objetivo: Descrever processo de construção de tecnologia assistiva na modalidade de vídeo educativo, para surdos. Metodologia: Estudo descritivo, realizado em agosto de 2018. Conteúdo educativo obtido de dissertação que utilizou referencial metodológico de Kindem e Musburguer (2005), constituído de pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção, criada storyline ou sinopse, que descreve o que será exibido; descritos os personagens, acontecimentos, localização, temporalidade; no storyboard, representa cenas em desenhos para visualização antes da gravação. Na produção, concretiza-se o vídeo, sendo estabelecido tempo e tomadas. Na pós-produção a edição concretiza o vídeo final. Analisada etapa de pré-produção. Resultados: Elaborado vídeo educativo seguindo as etapas descritas. Na sinopse e roteiro foi representada estória de conflito, contendo personagens em uma interação social, quanto ao uso do método contraceptivo do coito interrompido. O ambiente apresenta cenas na residência de um casal, troca de experiências entre duas mulheres surdas; desenhos sobre anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutores; em seguida, orientações acessíveis em libras apresentadas por uma enfermeira na UBS. O storyboard foi criado por um designer gráfico, para adequada representação das situações. Versão inicial apresentou duração de 12 minutos. Conclusão: Construção de vídeo educativo para população surda segundo as etapas metodológicas de Kindem e Musburguer oferecem possibilidade de criação de tecnologia acessível, incentivando maior disponibilização de tecnologias similares.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica