DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA A PRÁTICA E ENSINO DE ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Resumo
O acesso do jovem às novas tecnologias de informação é essencial para o seu engajamento na atividade profissional. Entretanto, o uso de tais tecnologias no ensino é pouco explorado no Brasil, sobretudo no Ceará, o que priva os alunos de uma educação alinhada à seu tempo e às expectativas do mercado de trabalho. Motivados por tal problemática, este trabalho objetiva desenvolver um aplicativo com baixos custos para o ensino e prática da disciplina análise de demonstrações contábeis, que funcionará como um livro e calculadora de bolso para os alunos. É esperado com este aplicativo que os alunos obtenham um melhor desempenho na disciplina, bem como fiquem cientes da relevância das tecnologias mobile no âmbito educacional e profissional. A metodologia adotada segue três etapas: inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre o uso de diferentes tecnologias mobile como um método de ensino e aprendizagem eficiente; posteriormente, foi escolhido a plataforma e a linguagem de programação para criação do aplicativo que deve ser submetido a testes e avaliações; seguindo pela implementação do mesmo em sala de aula no segundo semestre de 2018. Para o desenvolvimento da versão inicial do aplicativo foi utilizada a aplicação de código aberto MIT App Inventor que foi escolhida devida a facilidade que fornece para pessoas iniciantes na programação de computadores. Foi desenvolvido na versão inicial do aplicativo com: layout através da aba designer na plataforma e a funcionalidade do aplicativo foi criada na aba blocks; e foram inseridos alguns componentes básicos para a construção da interface, como os botões que darão acesso à outras telas. A partir da tela inicial, o aluno pode ter acesso à aulas online e ao conteúdo da disciplina em versão pdf. Além disso a construção da calculadora de bolso está em testes iniciais. O projeto está em seus passos iniciais e ainda há outras etapas de testes, avaliações e aperfeiçoamento que deverão ser realizadas.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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