EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: AMPLIANDO SABERES DOCENTES DE PEDAGOGAS QUE ATUAM NA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Maria das Gracas Silva Freitas
  • KÉLLER BARROSO TEIXEIRA
  • Paulo Meireles Barguil

Resumo

Em que momentos as noções matemáticas referentes ao inciso IV do Art. 9º das DCNEI – “[...] relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais.” – podem ser trabalhadas na Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza? Que recursos possibilitam que elas sejam trabalhadas na Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza? Para responder a essas perguntas, foi desenvolvido, em 2017-2018, o Projeto de Pesquisa “Educação Matemática e Educação Infantil: ampliando saberes docentes de pedagogas do sistema municipal de Educação de Fortaleza”, contemplado no PIBIC, da Universidade Federal do Ceará. O objetivo geral dessa investigação foi ampliar os saberes docentes de professoras que lecionam na Educação Infantil do Sistema Municipal de Fortaleza referentes às noções matemáticas citadas em documentos curriculares da Educação Infantil. A pesquisa aconteceu numa Instituição de Educação Infantil do Distrito 1 do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza. No primeiro momento, foram apresentadas várias noções matemáticas que, conforme Barguil (2016), podem ser trabalhadas na Educação Infantil referentes à Geometria, Aritmética e Grandezas e Medidas. Posteriormente, foi explicado que as noções matemáticas que podem ser trabalhadas nas várias situações da rotina das crianças – acolhida, roda de conversa, contação de história, higiene e alimentação, brincadeira, produção, relaxamento e despedida – e com vários recursos didáticos: brincadeiras, brinquedos, jogos e mediante várias linguagens – artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Na etapa seguinte, as professoras elaboraram propostas pedagógicas, as quais foram avaliadas por elas antes e depois da implementação. A pesquisa possibilitou que as professoras ampliassem os seus saberes docentes, bem como enriquecessem sua prática profissional. Agradecemos o apoio da UFC pela concessão da bolsa.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica