EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS
Resumo
Ao longo da história, as teorias que buscaram explicar o desenvolvimento motor partiram de uma ótica maturacional, em que o processo era marcado pelo desenvolvimento do sistema nervoso central, para uma visão voltada à interação entre o indivíduo, o ambiente em que ele está inserido e a tarefa motora. Sendo considerada como um fator ambiental, organizador e motivador de mudanças desenvolvimentais, a atividade esportiva tem promovido melhoras dos níveis de algumas capacidades em crianças e adolescentes. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de analisar a influência da prática de atividades esportivas e dos processos desenvolvimentais no desenvolvimento da coordenação motora de crianças. Participaram do estudo 64 crianças de duas faixas etárias, sendo 32 de 7-8 anos (média de idade = 7 anos e 9 meses) e 32 de 9-10 anos (média de idade = 10 anos). Dezesseis crianças de cada faixa etária praticavam atividades esportivas extracurriculares e 16 crianças, pareadas quanto ao gênero e idade, praticavam apenas aulas de Educação Física na escola. Todas as crianças foram submetidas à bateria de testes Movement Assessment Battery for Children 2 para avaliação da coordenação motora. O desempenho das crianças em cada componente motor avaliado foi comparado entre as faixas etárias mais nova e mais velha e entre os grupos praticantes e não praticantes de atividades esportivas. Os resultados mostraram que o fator faixa etária influenciou o desempenho das crianças em todos os componentes avaliados, enquanto a prática esportiva não mostrou ser fator determinante no desempenho dos testes. Desta forma, a presente pesquisa sugere que as experiências e a maturação proveniente dos processos desenvolvimentais influenciam o desenvolvimento da coordenação motora. Eu, bolsista Gabriel Alexandre, agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela bolsa de estudos concedida para o desenvolvimento da pesquisa.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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