EFEITO DE REALIDADE E REFLEXIVIDADE NAS NARRATIVAS INFANTIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA.

Autores

  • Mayara Costa Lima
  • PEDRO FELIPE VIANA ALVES
  • Sandra Maia Farias Vasconcelos

Resumo

Neste presente projeto desenvolvemos uma análise do efeito de realidade e reflexidade nas narrativas infantis como estratégias de ensino de leitura. Trabalhamos nessa pesquisa em sua segunda fase, uma continuação de trabalho já apresentado em 2016-2017. Nossa perspectiva se manteve na narrativa que jovens estudantes do curso de Letras construíram a partir de um conto de fadas infantil (A Bela e a Fera). Para fazermos a coleta de corpus debatemos em sala de aula sobre o conto de fadas, questões sobre medo e coragem foram o guia para o debate, mostramos que o conto pode ter sido escrito com referência a uma situação real explicitada no prefácio do livro utilizado para apresentar o conto, da editora Zahar (2016). Finalizamos a atividade pedindo a escrita de um texto que recontasse a história de um personagem de acordo com a escolha que mais agradasse ao aluno. Recebemos um total de oito textos, pois os alunos participaram da atividade voluntariamente. Nosso estudo avaliou como principal objetivo o efeito de realidade e reflexividade na narrativa escrita, quando os alunos têm que recontar a história a partir de um ponto de vista pessoal com relação a algum personagem do conto. Identificamos que mesmo falando da história de um personagem, os alunos tendem a relacionar com sua própria história de vida, explicam e tentam convencer porque o comportamento de determinado personagem é razoável, mesmo quando não são ações éticas de um ponto de vista do que é correto socialmente, dessa maneira também podemos analisar que a perspectiva adotada na narrativa é um recorte daquilo que podemos entender como “si mesmo”.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica