EFEITOS DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA EM ADOLESCENTES ESCOLARES
Resumo
Introdução: A resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com os problemas e se adaptar as adversidades da vida. Nesse sentido, a adolescência é entendida como um período crucial para o desenvolvimento da resiliência, visto que ela possui um papel importante no combate às vulnerabilidades. Objetivo: Avaliar os efeitos do Programa de Intervenção na Promoção da Resiliência: “Ultrapassar Adversidades e Vencer Desafios”, com adolescentes escolares. Metodologia: Estudo de intervenção, realizado com 15 adolescentes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza, na faixa etária de 14 a 17 anos. A coleta de dados ocorreu em três etapas: primeira - aplicou-se um questionário socioeconômico e a escala de resiliência corresponde ao pré-teste; segunda- realizaram-se seis intervenções educativas, onde foi abordado diversos temas como: bullying, desigualdades sociais, autoconhecimento, resolução de problemas, aspirações e autoestima; e, por último, a terceira - aplicou-se os pós-testes, sendo o primeiro logo após a última intervenção e o segundo 60 dias depois. A análise de dados foi realizada através de médias e desvio-padrão, apresentados em gráficos e tabelas, e a luz da literatura sobre o assunto. Resultados: Os adolescentes considerados mais resilientes foram do sexo feminino, entre 14 e 15 anos, pardos, católicos, residindo em casa própria com duas a quatro pessoas, vivendo com renda 1-2 SM/ > 3 SM. Durante análise do primeiro pós-teste, apenas dois alunos do sexo masculino ficaram abaixo do ponto de corte (117) para análise do nível de resiliência. No segundo pós-teste os meninos apresentaram escores de resiliência maior que as meninas. Conclusão: As intervenções educativas são eficazes para a promoção da resiliência dentro do ambiente escolar, e estas foram importantes para os adolescentes, pois permitiu uma reflexão acerca de suas vulnerabilidades, emoções, relação familiar e com os pares. Agradecimento: Agradeço a bolsa disponibilizada pelo CNPq.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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