EFICÁCIA DA AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Auriculoterapia é uma prática integrativa e complementar em saúde benéfica e eficaz no tratamento de diversas enfermidades, entre elas a ansiedade, que se caracteriza por um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação a uma situação. Utilizando-se do pavilhão auricular como órgão reflexo do corpo torna-se possível estimular o cérebro a produzir e liberar diversas substâncias que possibilitam ação local no organismo. A prática consiste em um método terapêutico por meio da pressão de pontos específicos da orelha através de estímulos mecânicos, tendo como finalidade promover a homeostasia do corpo de uma forma geral. Objetiva-se relatar a experiência como acadêmica de Enfermagem e auriculoterapeuta na consulta de Enfermagem com pessoas que referem ansiedade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado no consultório de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no primeiro semestre de 2018. As atividades foram realizadas semanalmente com pessoas que buscaram o atendimento e tinham a ansiedade como queixa principal. A consulta durou em média 20 minutos com aplicação de sementes de mostarda nos pontos reflexos do pavilhão auricular. Posteriormente foi orientado ao paciente o estímulo de cada ponto, três vezes ao dia durante 1 minuto. Foi observado nos pacientes que fizeram uso da terapia uma melhora significativa de alguns sintomas que fazem parte do quadro clínico da ansiedade como o estresse, o desânimo e a inquietação excessiva. Contribuindo, dessa forma para o bem-estar do paciente e favorecendo um melhor enfrentamento das adversidades em sua vida. A partir da observação satisfatória dos resultados obtidos com o tratamento e diante da praticidade e baixo custo dessa técnica os pacientes tendem a continuar a terapêutica, realizando a aplicação da auriculoterapia semanalmente buscando cada vez mais o seu bem-estar emocional, aumentando a resolutividade da ansiedade a curto prazo.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.