EFICÁCIA DOS CANAIS DE BUSCA POR EMPREGO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

XXXVII Encontro de Iniciação Científica

Andre Diogo Cabral Maia, Ricardo Brito Soares

Indivíduos desempregados possuem várias estratégias de reinserção no mercado, dentre elas a consulta a amigos e familiares, o registro em agências oficiais de emprego como o SINE, a procura direta ao empregador, concurso, propaganda e outros. Este artigo busca captar a eficiência relativa dos métodos declarados de busca por emprego no mercado de trabalho brasileiro para um trabalhador com dificuldades de colocação imediata no mercado de trabalho. Essa eficiência é medida pela probabilidade de o indivíduo sair da condição de desempregado para o mercado formal ou informal, e é estimada através de um modelo logit multinomial, com dados coletados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de 2003 a 2013, do IBGE. O indivíduo desempregado é acompanhado por três meses seguidos, admitindo combinações dos canais de procura entre os diversos métodos disponíveis, e verifica-se a nova situação ocupacional um mês depois decorrente do canal declarado, qual a sua nova situação ocupacional. Como resultados, obtêm-se que uma variação nos canais de procura produz efeitos estatisticamente significantes, e que, dado o mesmo esforço, dentre os canais mais eficazes os que geram melhor resultados são contatar empregadores diretamente, agências de emprego e também anúncios, para aqueles que mantém o mesmo canal de busca. Outros atributos importantes para a inserção no mercado formal foram ter um curso profissional, já ter experiência em outro emprego, ser homem ou chefe de família e ter um maior nível educacional. Portanto, observa-se que, no geral, os canais mais utilizados são aplicações diretas a empregadores e consultar amigos e familiares, sendo a eficácia desses métodos aumentada quando há diversificação nas vias de busca por emprego.

Palavras-chave: Modelo Logit Multinomial. Canais de Procura. Estado Ocupacional. Eficácia.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018

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