ELABORAÇÃO DE MOLHO COM IMPORTANTES PROPRIEDADES NUTRICIONAIS E ANTIOXIDANTES A BASE DE ABÓBORA, ACEROLA E BETERRABA COMO ALTERNATIVA AO USO DO CATCHUP

Autores

  • Atila Pereira Veras de Sousa
  • DEYZILENE SOARES GOMES
  • DANIEL SAM MAZZA SIQUEIRA FREIRE
  • REIKA CAVALCANTE VICTOR
  • JOÃO PEDRO DA SILVA NASCIMENTO
  • Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres

Resumo

O tomate é um fruto amplamente utilizado como matéria-prima de diversos produtos, como molhos, extratos, catchups, dentre outros. Apesar disso, o fruto apresenta diversos problemas durante sua cadeia de produção, o que ocasiona grandes perdas, principalmente devido a sua grande vulnerabilidade a danos mecânicos. Por outro lado o crescente aumento da demanda por alimentos saudáveis hoje é um fator levado em consideração no processo de criação de novos produtos, os consumidores são cada vez mais atraídos por propostas inovadoras que trazem a possibilidade de manter uma vida saudável. Levando em consideração o exposto este trabalho consiste na elaboração de um molho a base de produtos naturais e ricos em compostos bioativos, a fim de avaliar seus parâmetros de qualidade e a aceitabilidade do produto final. Objetivando oferecer ao mercado uma alternativa mais saudável, além de reduzir os problemas de produção causados pela utilização do tomate. O molho foi formulado a base de acerola, abóbora, beterraba e de condimentos característicos de catchup (sal, açúcar, amido, vinagre e especiarias). Estas matérias primas possuem características nutricionais e sensoriais interessantes como cor, sabor e odor característico desse tipo de molho, visando, assim, o desenvolvimento de um alimento nutritivo originalmente rico em vitamina C, vitamina A, fibra alimentar, ácido fólico, antioxidantes, carotenoides e outros compostos bioativos. Para a elaboração do molho, foram processadas 2 formulações com concentrações diferentes de especiarias. O produto foi avaliado em relação às suas características físico-químicas, reológicas e microbiológicas, além de passar por uma análise sensorial, com o objetivo de avaliar a aceitação e intenção de compra dos consumidores. Os resultados da pesquisa foram extremamente positivos e foi possível a obtenção de um novo produto que além de possuir ótimas propriedades funcionais, foi bem avaliado e aceito pelos consumidores na análise sensorial.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica