ESCRITA CRIATIVA NA UNIVERSIDADE.
Resumo
Admitindo a linguagem a partir de uma perspectiva sociointeracionista, portanto como instrumento funcional e contextualizado sócio-historicamente, Santos (2015) afirma a importância dos processos acerca da produção escrita, cujas reflexões se tornam essenciais para a formação dos profissionais de Letras, considerando que serão esses os futuros responsáveis por formar estudantes que tenham meios para interagir pela escrita. Apesar disso, a realidade atual do curso ofertado pela UFC, não dispõe a seus discentes espaços para a prática da escrita que vá além da produção de textos acadêmicos moldados rigorosamente de acordo com as especificidades intrínsecas ao discurso científico, restringindo o aluno a uma escrita essencialmente argumentativa e voltada para um único espaço social. A partir dessa problematização, o presente projeto tem o objetivo de incentivar os alunos, por meio de oficinas de produção textual (auto)biográficas, a produzirem textos de maneira mais livre, pensando nas diferentes esferas discursivas sociais,de modo a exercer suas potencialidades criativas. O projeto objetiva, ainda, identificar as dificuldades encontradas pelos discentes e trabalhar em cima delas com o fito de atingir a textualização considerada ideal para cada situação de produção que construirmos em nossas atividades. Nesse contexto, as oficinas serão inspiradas nas reflexões de Calkins (1989), autora que defende o trabalho didático com a escrita (auto)biográfica a partir de etapas pré-estabelecidas, sendo estas a escolha do tópico a ser tratado na produção, seguido por um planejamento e, então, a atividade prática da escrita em si, que deve ser esboçada, construída e recorrentemente revisada. Dessa forma, a prática da escrita e a reflexão sobre seu processo criativo contribuirão para ambos os envolvidos, alunos e orientadores, a partir de uma experienciação diferenciada do uso da escrita, levando em conta as reflexões acerca dos processos criativos imanentes ao ato de escrever.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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