ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UM ESTUDO PILOTO.

Autores

  • Ana Beatriz Silva Viana
  • DÉBORA TELES DE OLIVEIRA
  • WEGILA PERREIRA ALENCAR
  • LANA BARROSO MELO CAMELO
  • ANA LETÍCIA PINHO GALVÃO
  • Eveline Pinheiro Beserra

Resumo

Introdução: A simulação realística é uma ferramenta de ensino bastante utilizada na área da saúde, porque facilita aprendizagem e estimula o raciocínio crítico – reflexivo dos acadêmicos. Objetivo: Avaliar o nível de aprendizagem e estimular a autoconfiança dos discentes do curso de enfermagem em uma atividade de simulação. Metodologia: trata – se de um estudo descritivo, realizada no mês de julho, no laboratório de práticas e habilidades do Departamento de Enfermagem, durante um curso ministrado para acadêmicos de enfermagem do nono semestre. Participaram da atividade 29 alunos, eles utilizaram como ferramenta de apoio um caso clínico, manequim e um cenário representando uma clínica médica, para simular a técnica de punção venosa. Após a simulação foi aplicado um questionário contendo dados sócio demográficos e afirmações para avaliar nível de satisfação com aprendizagem e autoconfiança do aluno com a atividade. Resultados: Apontam que 78,8% dos participantes são do sexo feminino e a faixa etária predominante é entre 21 e 25 anos. Todos os alunos concordaram que os métodos utilizados na simulação foram úteis e eficazes. Além disso, 93,1% dos acadêmicos gostaram da simulação como método de ensino, pois forneceu materiais didáticos motivadores e variados. Ademais, 93,1% dos acadêmicos estão desenvolvendo habilidades e adquirindo mais conhecimentos para realizar procedimentos clínicos.72,4% dos participantes concordam que possuem domínio de conteúdo e 89,6% afirmam que usam a simulação para aprender e aperfeiçoar suas habilidades. Conclusão:A simulação realística é uma ferramenta positiva na prática da enfermagem, pois os discentes desenvolvem habilidades e competências que vão além da aula expositiva. Além disso os discentes melhoram sua autoconfiança e a técnica estimula a aprendizagem de modo criativo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica