ESTRESSE OCUPACIONAL EM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Teresinha Duarte de Lima
  • Diego de Queiroz Machado

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as características do estresse ocupacional no contexto de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para fins de coleta de dados, foi utilizado o método survey, sendo utilizada a técnica de estatística descritiva para análise de dados. A população da pesquisa é composta por cerca de 3.300 mil servidores, dos quais 307 compõem a amostra deste estudo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que “Políticas e normas internas desfavoráveis ou injustas” foram os principais fatores estressores identificados, tendo sido indicados por 87,62% dos respondentes. Destaca-se que, apesar dos estressores ocupacionais, a média geral de satisfação com a profissão foi de 7,31. Assim, os sentimentos e opiniões relacionados à profissão mostraram-se positivos, o que pode indicar certa eficácia quanto às estratégias de enfrentamento. Nesse sentido, como estratégias para lidar com o estresse ocupacional, os respondentes indicaram que: nunca delegam suas tarefas a outras pessoas (58,31%), raramente tentam manter distância da situação (31,27%), às vezes tentam ver a situação como uma oportunidade para desenvolver novas habilidades (33,22%), frequentemente tentam trabalhar mais rápida e eficientemente (43,32%) e sempre se esforçam para fazer o que acham que se espera deles (40,39%). Quanto aos principais sintomas de estresse experimentados nas últimas 24 horas, no último mês e nos últimos três meses, respectivamente, podem ser citados: tensão muscular (69,71%), problemas com a memória (52,77%) e insônia (35,18%). Em síntese, as contribuições deste estudo incluem, sobretudo, a identificação de estressores ocupacionais, o que pode subsidiar a elaboração de políticas e ações efetivas que visem melhorar as condições de saúde e bem-estar no trabalho, minimizando conflitos interpessoais, bem como o crescimento dos índices de absenteísmo, rotatividade, presenteísmo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica