ESTRUTURAÇÃO DO BLOG: PROJETO DE PRODUÇÃO DE MÍDIAS E RECURSOS DIGITAIS COM CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES.

Autores

  • Laura Jessica Vasconcelos de Farias
  • JULIANA SILVA ARRUDA
  • Liliane Maria Ramalho de Castro E Silva

Resumo

A globalização e o avanço das tecnologias provocam transformações no modo de vida das pessoas e das profissões. Sendo assim, deve haver entre as instituições de ensino superior um movimento constante de melhoria no processo de ensino e aprendizagem no intuito de garantir a qualidade do ensino. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a estruturação de um blog para facilitar o desenvolvimento de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa utilizada foi qualitativa e descritiva, foi realizado um formulário da ferramenta Google Drive devido caráter e o contexto de tecnologias digitais no qual o objetivo do estudo propõe, tendo como meta conhecer o perfil e o uso das tecnologias pelos discentes. O estudo foi realizado com os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, em seus diversos semestre para análise de dados. Os dados foram analisados a partir do desenvolvimento do blog, que contou com três etapas : 1-) Análise do perfil dos alunos e do uso dos recursos digitais; 2-) Pesquisas das ferramentas e plataformas para construção do blog; 3-) Testagem das ferramentas; 4-) Definição do template. Como principais resultados obteve-se a criação do blog e com a pesquisa pode-se observar que os alunos não correspondem ao pedido de resposta a questionários online, mesmo com diversas solicitações feitas de variadas formas, até o presente momento evidenciaram-se poucas respostas entre os vários semestres do curso, dentre os que responderam a maioria afirma que a utilização de mídias e recursos digitais facilitaram o seu aprendizado, e em geral os professores utilizam alguma forma desses recursos, como slides e vídeos, mas ainda é baixa o uso de ferramentas que propõe interdisciplinaridade e aplicação de estudos de caso. Sendo assim, conclui-se que cada vez mais os alunos reconhecem a necessidade de conteúdos que utilizem recursos digitais e o empenho dos docentes em aplicar metodologias novas pode ser de grande valor ao ensino superior.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica