ESTUDOS TEÓRICO-PRÁTICOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rebeca Holanda de Vasconcelos
  • RAÍSSA FREITAS ALVES
  • Luis Tavora Furtado Ribeiro

Resumo

Este trabalho busca analisar a formação de professores e profissionalização docente no país, sua história no contexto das políticas públicas, em particular, as educacionais. Tem como objetivos examinar documentos históricos e textos recentes sobre políticas públicas de formação docente e compreender as mudanças sociais e educacionais que interferem na elaboração dessas políticas de formação e desenvolver estudos sobre o professor como intelectual em sua formação e prática docente. Essa investigação irá utilizar como metodologia de pesquisa, análise bibliográfica e documental atualizada a respeito do tema. Visitaremos autores que tratam da formação docente na história recente e atual do Brasil, como: RIBEIRO (2010) que disserta sobre a práxis que fomenta o trabalho docente e subsidia sua formação e utilizamos as reflexões sobre o professor como intelectual em autores clássicos como Gramsci (1985) em que nos baseamos para compreender a função social do educador. Se debruçando sobre seus Cadernos do Cárcere, especificamente os de número 20, sobre a mudança no papel da igreja católica no contexto ideológico da sociedade da época e de número 12 que se volta para o tema dos intelectuais, se procederam a estudos sobre a origem e a constituição dos intelectuais como representantes dos interesses de uma classe. Nossos agradecimentos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e ao CNPq por ter nos concedido bolsa de Iniciação Científica para o desenvolvimento dessa investigação.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica