FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DE FRATURA DE COLLES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joao Perez Maciel Neto
  • DANIELLE MAGALHÃES RODRIGUES
  • Pedro Olavo de Paula Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: As fraturas da extremidade distal de rádio no adulto constituem um amplo espectro de variantes. Tais traumas são intitulados de fraturas de Colles, em virtude de sua primeira descrição feita por Abraham Colles em 1814. Essa lesão é caracterizada pela perda da continuidade óssea, apresentando deslocamento posterior característico do fragmento distal do rádio, produzindo deformidade típica em “dorso de garfo” e é frequentemente ocasionada devido a quedas sobre as mãos. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de Fisioterapia na metodização e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação em um paciente com fratura de Colles. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência descritivo, vivenciado por um grupo de acadêmicos, entre os meses de março e junho de 2018 durante visita a uma clínica. Nesse contexto, as atividades nortearam-se a partir da interdisciplinaridade dos módulos de Vivências em Fisioterapia III, Cinemática Muscular II e Recursos Eletrotermofotobiológicos. RESULTADOS: A experiência evidenciou a abordagem a um indivíduo adulto, 57 anos, pós-cirúrgico de fratura de Colles no membro superior esquerdo não dominante constatado por exame radiológico, sendo realizada intervenção cirúrgica para redução com fixação de placa metálica e imobilização. Na percepção fisioterapêutica, a avaliação objetivou caracterizar o perfil clínico embasado no diagnóstico cinesiológico funcional, realizando-se a inspeção, palpação, mobilização (ativa e passiva), teste de preensão manual, perimetria do antebraço e goniometria do membro afetado. Ademais, as estratégias de reabilitação a partir dos recursos eletrotermofotobiológicos e manuais (Mobilization With Movements) foram analisadas e embasadas nos seus efeitos terapêuticos e fisiológicos. CONCLUSÃO: A interdisciplinaridade entre os referidos módulos proporcionaram aos graduandos congruência de conhecimentos adquiridos, bem como experiência prática no contexto clínico vivenciado pelos mesmos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica